Como você já deve ter notado, o segmento de automação residencial está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Grandes companhias do ramo de tecnologia, como Apple e Samsung, estão apostando neste mercado.

Se você está lendo este artigo, é porquê deve estar se perguntando como escolher o melhor sistema de automação para a sua casa.

Listamos abaixo algumas das mais importantes características que um sistema de automação residencial deve possuir, para que trazer conforto, segurança e economia para você e sua família:

1 – Interoperabilidade: A beleza de um sistema de automação residencial está na habilidade de agregar diversos dispositivos de forma a trabalharem como um sistema unificado. Fazerem estes dispositivos trabalharem de forma coesa, pode ser simples ou complexo, dependendo da “abertura“ de cada sistema. Quanto mais aberto é um sistema, mais fácil será a comunicação entre luzes, persianas, equipamentos de áudio e vídeo, câmeras, porteiros eletrônicos e outros equipamentos.

Um bom exemplo de interoperabilidade é ter as luzes desligadas, as cortinas fechadas e  portas trancadas pressionando-se apenas um botão de “Boa Noite” pelo seu celular, tablet ou keypad.

Muitos fabricantes tem incorporado o protocolo de comunicação wireless, chamado Z-Wave, em seus produtos, facilitando assim a integração com outros dispositivos. O sistema Fibaro, por exemplo, utiliza a comunicação Z-Wave.

dica1

2 – Acesso Remoto: A automação residencial deve ser capaz de ser controlada à distância. Os planos podem mudar quando você não está em casa e por isso a habilidade de informar a sua casa (via celular, tablet ou computador) que você possivelmente não estará lá no horário de costume, pode trazer inúmeros benefícios, como aumento da segurança e economia de energia.

O acesso remoto deve ser seguro e o sistema de automação residencial deve possuir camadas de acesso e controle de usuários, afim de evitar que “visitantes indesejados” controlem sua casa sem você estar sabendo.

Outra possibilidade é ter a manutenção de seu sistema, sem a necessidade do integrador ir até a sua casa, tornando-a mais conveniente e diminuindo os gastos com visitas técnicas.

dica1.2

3 – Capacidade de Expansão: A maneira que você mora em sua casa hoje será completamente diferente da maneira que você irá morar daqui 5 anos.

Talvez você queira adicionar automação em áreas ainda não automatizadas na casa. Você pode optar por adicionar outro dispositivos, como novas câmeras e  equipamentos de áudio e vídeo.

Além disso, a tecnologia continuará a se desenvolver, e novas gerações de produtos serão introduzidas no mercado. Por isso um sistema de automação residencial deve ser capaz de se expandir verticalmente, suportando novas gerações de produtos, e horizontalmente, suportando a incorporação de novas zonas automatizadas.

dica1.3

dica1.4

 

 

 

 

 

4 – Possibilidade de Upgrade: Todos estes dispositivos de controle touchscreen podem parecer impressionantes, mas o que você não enxerga é o que contém o real poder de um sistema de automação: o software.

O software é o força por trás de um sistema de automação. Quanto mais atualizado é o software do seu sistema, mais seguro e confiável será a  automação de sua residência. Sistemas robustos de automação residencial devem ser capazes de realizar este upgrade automaticamente.

update

5 – Variedade de Interfaces para o Usuário: Existem inúmeros tipos de interfaces de controle para automação residencial: controles remotos, keypads instalados na parede, aplicativos para celular e tablet, interface web pelo computador, dispositivos touch dedicados, etc. Dependendo da dinâmica de sua família, orçamento e preferencias pessoais, um bom sistema de automação deve possibilitar a utilização de vários tipos de dispositivos de controle.

iphone3notepc

6 – Gerenciamento de Energia: Um dos tópicos mais comentados no mercado de automação residencial é a capacidade de gerenciar a energia de sua casa. Um sistema de automação de ser capaz de prover economia de energia, como desligando automaticamente alguns dispositivos.

pcver

7 – Deve funcionar para você: Automação só trará benefícios e praticidade se ela se encaixar no seu estilo de vida. Assim como o estilo de vida de cada família é diferente, o projeto deve ser voltado para este estilo.

desrk

Aqui na In Touch, trabalhamos com os melhores dispositivos de automação residencial do mercado. Possuímos mais de 10 anos de experiência em sistemas de automação e construção civil, assegurando assim que o projeto, instalação e configuração de seu sistema de automação será realizado de forma otimizada, segura e não menos importante: econômica.

Contate-nos, estamos sempre à disposição para atende-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre as possibilidades da automação residencial.